Todos nós temos um discurso interno que nos motiva a ir em busca da felicidade. E o que há de errado nisso? A princípio, nada.
Mas sempre existe um “mas” nessa vontade!
Quando buscamos a felicidade, buscamos saciar nossa fome interior, que nos obriga a continuar em busca cada vez mais. A alma diz “eu quero mais” e, em vez de a felicidade da alma trazer satisfação, torna a alma mais faminta e sem critérios, chegando ao ponto do egoísmo e da ingratidão. No mundo de hoje, muitos pregam que devemos buscar fazer nossa vontade, independentemente e indiferentes aos que estão ao nosso redor. A primeira intenção é boa, mas essa corrida desenfreada em busca do bem-estar transforma pessoas em verdadeiras “Frankensteins”, com vários pedaços do corpo “
formados por remendos de outras pessoas. O egoísmo, o egocentrismo e a ingratidão levam essas pessoas a um ponto em que o “eu” é o mais importante. Casas são derrubadas, prédios são implodidos e todas as bases são quebradas. E é nisso que muitos acreditam, se frustram e se tornam infelizes e despedaçados.
Mas qual é a direção de Deus para nós? Devemos ser felizes, sim, mas não a qualquer custo, e sim com um custo que muitas vezes não agrada a alma no primeiro instante. O primeiro passo é: seja feita a vontade de Deus e não a minha. Cada um deve carregar a sua própria cruz, submeter a nossa alma ao Espírito de Deus, ter um coração grato independentemente das circunstâncias, sermos humildes em reconhecer que o caminho da felicidade é árduo, mas recompensador, inspirador e não egoísta, ser grato em todo o tempo, mesmo quando tudo parecer contrário. Pedir perdão quando errar. Perdoar mesmo que o outro não mereça. Ser humilde e reconhecer que não é o dono da verdade e que precisa da conexão com as pessoas. Negar a si mesmo é se tornar dependente de Deus. A fonte da felicidade começa em Cristo e essa felicidade real nos enche de tal forma que transbordamos para quem está ao nosso redor, contagiando os outros de uma forma incrível.
Ser feliz não é se contentar em satisfazer a si próprio, e sim ser feliz e fazer outros felizes, pois somos gratos a um Deus que nos amou primeiro e que sempre está ao nosso lado. Seja grato, seja satisfeito, seja contente, seja filho de Deus.
> Habacuque 2:4
> Mateus 5:2-12
> Tiago 1:22-23
> Gálatas 5:22
> Provérbios 27:19
Ederson Lopes

